Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Associação de professores quer criar ordem

A Associação Nacional de Professores (ANP) vota, hoje, uma proposta de novos estatutos, tendo sido para tal marcado um congresso extraordinário que terá lugar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga. Se os novos estatutos forem aprovados, a ANP passará a ter uma estrutura muito semelhante às das ordens profissionais, embora sem os poderes legais que detêm as já existentes. De acordo com o presidente da ANP, João Grancho, os novos estatutos servirão de porta de entrada para que tal venha a acontecer, ou seja, a criação de uma Ordem dos Professores, há muito um dos objectivos maiores da associação. O certo é que, caso a proposta seja aprovada, a ANP passará a ter por objectivo muito concreto apontar nesse sentido começando por apostar na criação de um código ético-deontológico e a sua consagração legal, bem como a criação de um organismo de auto-regulação da profissão docente.
A questão da defesa da ética e deontologia na profissão docente destaca-se nos novos estatutos da ANP, uma questão que segundo João Grancho deveria ter sido o cerne da recente discussão sobre a revisão do estatuto da carreira docente, tendo esta sido focada, ao invés, em questões meramente laborais.
João Grancho aponta como exemplos os casos da Austrália, Escócia e Canadá, onde foram criados códigos ético-deontológicos a partir de consultas públicas feitas entre os professores e promovidas pelos estados, um exemplo que poderia ser seguido em Portugal. Mais João Grancho faz lembrar que a própria UNESCO aconselha a criação de tais códigos.
Se forem aprovados os novos estatutos, a ANP irá criar núcleos de especialidades, ou seja, vários órgãos vocacionados para uma ou mais áreas ou domínios de natureza curricular, científica ou pedagógica. Outra novidade será a criação de estruturas regionais e locais de forma a aumentar a proximidade com os docentes.
"O objectivo da ANP passa por zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão e pugnar pela valorização técnica, científica e pedagógica dos docentes a fim de promover uma educação e um ensino de qualidade focados no aluno como ser humano", explicou João Grancho.

0 Responses to “Associação de professores quer criar ordem”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML